A HISTÓRIA DO JIU JITSU
Arte Suave
O Jiu Jitsu é uma arte de raiz japonesa que se utiliza, principalmente, de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Jiu Jitsu significa, em japonês, Arte Suave, onde Jiu vem da palavra Ju e significa brandura, suavidade e Jitsu é proveniente da palavra Jutsu e significa arte, técnica.
A Arte Marcial chegou ao Brasil em 1914, trazida por Mitsuyo Maeda, um lutador japonês de 1,68m e 68kg. Maeda, ou Conde Koma (Count Combat), apelido que ganhou após desafiar e vencer vários praticantes de outras artes e esportes de diversos países no início do século XX, logo após deixar sua terra natal, foi aluno do grande Jigoro Kano, considerado o percursor do Judô.
Mitsuyo Maeda
Em 1917, Carlos Gracie viu uma apresentação do japonês pela primeira vez e ficou impressionado. Maeda, que era amigo do pai de Carlos, Gastão Gracie, concordou em ensinar a arte ao garoto, que abraçou de vez o Jiu Jitsu. Em 1925, Carlos Gracie abriu a primeira academia de Jiu Jitsu da família Gracie, onde ensinava e nutria também em seus irmãos o amor pela arte.
Grão Mestre Carlos Gracie
Após a abertura da academia, Carlos e seus irmãos ensinavam o jiu jitsu aprendido com Maeda, mas um dos irmãos de Carlos, Hélio Gracie, o mais novo dos irmãos, que, por problemas de saúde e por ser muito franzino, era proibido de praticar o esporte, apenas observava as aulas. Após muito tempo de observação, Hélio percebeu que poderia adaptar as técnicas para que alguém do seu porte pudesse executar os movimentos, mesmo com as limitações físicas que ele tinha, criando um estilo próprio de luta. Hélio enfatizou os princípios da alavanca e escolha do momento certo, criando um estilo nacional de Jiu Jitsu, conhecido como Gracie Jiu Jitsu ou Jiu Jitsu Brasileiro.
Grão Mestre Hélio Gracie
Hélio então seguiu numa jornada similar à de Conde Koma, desafiando praticantes das mais diversas artes e esportes, lutando contra adversários bem mais pesados que ele e travando batalhas épicas que chegavam a durar várias horas. Ele foi um dos principais responsáveis pela demonstração da superioridade do Jiu Jitsu sobre as demais artes marciais, mostrando sua eficiência e provando que a arte pode ser praticada por qualquer pessoa, independente das condições físicas do praticante.
BENEFÍCIOS DO JIU JITSU
A palavra Jiu Jitsu significa “arte suave” devido a seu princípio de ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo e, ainda, de criar para cada técnica, uma força de alavanca que lhe permita mover um oponente muito mais forte e pesado.
Esse princípio orientador é fazer o uso mais eficiente das energias mental e física.
Três habilidades principais devem ser dominadas pelo praticante de jiu jitsu:
O movimento, usado para fazer com que seu oponente perca o equilíbrio, o que proporcionará a oportunidade de atacar seu estado enfraquecido. O equilíbrio, para manter o controle de seus movimentos e chegar com facilidade em uma posição onde a alavanca pode ser aplicada. A vantagem, usada para aprimorar sua força e permitir que você se mova ou ataque seu adversário.
Com a técnica adequada, mesmo uma criança pode vencer um oponente mais forte. A prática de Jiu Jitsu oferece vários ganhos para estudantes, como aumento de flexibilidade, perda de peso, força física, aumento da autoconfiança e auto-estima.