top of page

Jiu Jitsu pra VOCÊ!

Quando penso em Jiu Jitsu penso em uma enorme lente através da qual enxergo todas as coisas, mas nem sempre foi assim e não espero que você que está começando a ler esse texto entenda imediatamente o que quero te contar.

Um pensamento mais comum a respeito do Jiu Jitsu está ligado a sua eficiência, devido a seu histórico de confrontos com outras modalidades a partir da década de 30 com os desafios e vitórias da família Gracie que tiveram imensa publicidade nas décadas que se seguiram no Rio de Janeiro o Jiu Jitsu conseguiu o lugar de luta mais eficiente do Brasil e posteriormente com o UFC do mundo.

Por que o Jiu jitsu é eficiente? O que faz uma coisa ser destacadamente melhor que as outras? Essas perguntas atraíram milhares de praticantes para aprender Jiu Jitsu.

Se elas procuravam por uma luta eficiente podemos presumir que elas buscavam uma defesa pessoal, queriam estar prontas para qualquer imprevisto, aqui começamos a entrar no campo mais importante, como o Jiu Jitsu melhora a vidas das pessoas, se sentirem mais seguras embora muito importante não é o único nem tão pouco o principal objetivo, a atividade física impacta diretamente na saúde física e mental de todos os praticantes, isso também é bom, mas será tudo? Absolutamente não.

Quem não gostaria de em uma só tacada aprender a se defender, melhorar a saúde física e ainda dar um “boost” na sua autoestima?

Logo o que procuramos através do Jiu Jitsu é o desenvolvimento pessoal, a busca das virtudes, ter uma vida próspera e no final poder estender isso aos outros, o senso de comunidade do Jiu Jitsu talvez seja uma das coisas mais fortes e especiais que temos e você pode desfrutar disso também se souber buscar a filosofia por trás da arte de lutar.

Se ajudar mutuamente na busca pela evolução é prática constante e obrigatória em todas as academias de Jiu Jitsu, para se desenvolver você precisa também desenvolver seus companheiros de treino o que nos coloca em uma posição de generosidade para com o próximo através do compartilhamento de conhecimento.

Aprendemos no Jiu Jitsu que lutar não é fácil, é bom que não seja, pois isso nos tira da zona de conforto e nos faz evoluir, de tanto praticarmos o ganhar e perder nos acostumamos com os movimentos de cair e levantar quantas vezes forem necessárias, e como aprendemos com Charles Darwin ganha o jogo não o mais forte ou o mais rápido mas sim aquele que melhor se adapta e continua no jogo, desenvolver a resiliência é chave para qualquer forma de sucesso e não há melhor lugar para praticar isso que no Jiu Jitsu.

Ser virtuoso é ter coragem, coragem para agir quando necessário, para dizer o que pensa, para defender a verdade, para ajudar os outros, para lutar por uma causa maior. Coragem talvez seja a virtude que mais está em falta em nossos dias, a boa noticia é que você pode aprender a ser corajoso, isso é treino. Coragem não é ausência de medo, que deve ser apenas um sentimento momentâneo e nunca um estado de espírito pois isso leva a covardia, talvez um dos mais graves atributos do ser humano.

Qualquer um pode acessar esses benefícios e começar a ver a vida através das lentes do Jiu Jitsu porém tem uma coisa que ninguém pode fazer por você, agir, você precisa dar o primeiro passo e o Jiu Jitsu vai naturalmente te transformar em sua melhor versão, afinal o Jiu Jitsu é pra você!


- Fábio Gurgel, CEO Alliance Jiu Jitsu Association


Texto original no Linkedin


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page